terça-feira, abril 06, 2010

Oxumarê

OXUMARÊ (A SERPENTE)

Orixá da riqueza, Deus do arco-íris, Oxumarê fica no céu é o encarregado por levar a água do Aiê (Terra) para Orun (Céu), controlador das chuvas, servidor de Xangô.

Filho da cobra Dã que envolve toda a terra, metade do tempo é masculino outra metade é feminio (meta-meta) está ligado as artes e a beleza, também as riquezas da terra.

Por ser um orixá duplo, horas macho e horas fêmea tudo que se oferece a Oxumarê deve ser em dobro.

Ferramenta: Par de Serpentes
Comida: 1Kg de Batatas doces, 1 Maço de folhas de mostarda, cozinhe as batatas e amasse-as na forma de uma cobra sobre as folhas de Mostarda.
Bebida: Água Mineral
Fruta: Melancia
Recipiente das comidas: Alguidar de barro
Pedra: Rajadas ou seixos de cachoeira
Metal: Latão
Local de entrega: Matas ou beira de um rio
Agrados: Pulseiras ou anéis em forma de serpentes
Animais de sacrifício: carneiro, cágado, galo avermelhado.
Vestes: bem coloridas, verdes e amarelos predominam, um torso colorido na cabeça com uma trança descendo pelas costas, até o chão. Por cima do torso uma coroa com imagem de uma cobra.
Dias: terça-feira e sábado.
Cor: Verde e Amarelo ou todas as cores do Arco-Íres Juntas.
Saudação: Arroboboi Oxumarê

Arquétipo dos filhos de Oxumarê:

Os filhos deste orixá almejam ser alguém na vida, tem paciência e determinação para chegar onde desejam são perseverantes nos seus empreendimentos e que não medem sacrifícios para atingir seus objetivos.

São pessoas inquietas que necessitam se movimentar, indo sempre de um lado a outro, são pessoas como a cobra, armam seus botes de maneira silenciosa e atacam quando se acham certos da vitória.

São pessoas difíceis de relacionar, devido a sua maneira de mudar tudo de uma hora para outra, são pessoas muito fechadas e solitárias.

1 comentários:

wesley henrique disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário