terça-feira, abril 06, 2010

Ogum

OGUM
 
Deus da guerra, da metalurgia, da tecnologia e da agricultura.

Orixá inventor, grande explorador de caminhos e general dos demais orixás.

Ogum é o filho primogênito da família dos Orixás caçadores, foi encarregado por Olorum (criador do Universo) para abrir o caminho para todos os orixás e é o guerreiro que nunca é vencido. É Ogum quem abre todos os caminhos da vida. Seu perfil é valente, sério e justo. Sua morada é no Humaitá, nas estradas e campos abertos.

Elemento: Terra
Metal: Ferro
Pedra: Sodalita
Cor: Vermelho na Umbanda ou Azul escuro no candomblé
Ferramenta: Espada e Lança
Fruta: Manga-Espada
Bebida: Cerveja-Clara
Recipiente das comidas: Alguidar de Barro
Comida: Inhames, Feijão preto torrado ou banhado no dendê
Animal: Cachorro
Agrados: Velas, Charutos, Cravos Vermelhos
Local de oferendas: Estradas de terra, Linha do Trem e Campos abertos ou debaixo de uma árvore (Cajazeira) Igí-Uyeuè ou de um Pé de Mariô Igí Òpé.
Animais de sacrifício: Bode, galo de cor avermelhada.
Vestes: saiotes de cor azul marinho e branco, capacetes de pano bordados com penacho das mesmas cores e uma corrente pendente do penacho.
Dia consagrado: Terça feira.
Saudação: Patacori Ogum

Curiosidade sobre o Mariô conhecido como (Igí Òpé) pelo povo de Santo

A erva consagrada à Ogum, é o nome da folha do dendezeiro, que desfiada usa-se em portas e janelas dos terreiros, nos Ibás, assentamentos e também serve de vestimenta para Ogum.

A Função do Mariô é espantar as energias negativas e espíritos perturbadores, tendo esta função a Orixá Oyá Igbalé (Iansã Do Balé) a entidade que preside sobre Eguns, também utiliza o Mariô nas vestes de Iansã e em seus Assentamentos.

Somente filhos de Ogum desfiam as folhas de Mariô acompanhada de uma reza e uma vela branca acesa.

Arquétipo dos filhos de Ogum:

Extremamente coerente, arrebatado e passional, onde as explosões, as obstinações e a teimosia afloram com muita facilidade, assim como o Prazer com amigos e sexo oposto.

Incapaz de perdoar ofensas sérias, impulsivo em suas atitudes, gosta tanto de guerrear a sério como de brincadeira, pois tudo acaba em boas gargalhadas, gosta de medir forças para se sair o melhor.

São apreciadores da tecnologia, dos novos caminhos da ciência, de novas tarefas profissionais, os filhos de Ogum são pessoas incapazes de ficar no mesmo lugar muito tempo, são curiosos e resistentes, com grande capacidade de concentração em seu objetivo.

A coragem é muito grande e a franqueza é absoluta, chegando muitas vezes ser rudes com tanta sinceridade.

É um líder nato, embora certas vezes não demonstre.

0 comentários:

Postar um comentário