terça-feira, abril 06, 2010

Oxalá

OXALÁ

É o Senhor da Sabedoria de dois mundos: Orum (o céu) e Ayê (terra).

Manifestação cósmica do céu, da terra, da luz, da paz e do amor. Foi incumbido por Olorum, criador do Universo, para criar todos os seres da Terra.

É esposo de Nana (a Anciã). Usa um cajado para separar os dois mundos. Seu cajado era feito da madeira da árvore dos orixás, (os irocos), uma árvore mística que ligava a terra ao céu através das suas raízes e galhos. Nos dias de hoje esse cajado é feito de prata. O mundo é dividido em duas partes: Oxalá é o princípio masculino da criação e Ododua o princípio feminino. Ambos se completam e não vivem separados.

Oxalá se apresenta de duas maneiras:
Como ancião – Abauxorô
Como guerreiro – Oxoriã

Tem duas formas de manifestação. Oxaguiã e Oxalufã.

Oxaguiã: (nascer do sol) Deus da sobrevivência da criação, da cultura material.

Oxalufã: (pôr do sol) Deus da criação e da humanidade. É o pai de todos os orixás.

Senhor do ar, do branco, da fala, símbolo da paz.


Ferramenta: Opaxorô (Cajado) Prateado, Pomba branca
Cor: Branca
Metal: prata, estanho e chumbo
Pedra: Cristal de rocha, Mármore, Marfim
Animal: caramujo (Ibí)
Comida: massa de milho cozido colocado numa casca de banana, canjica branca com azeite doce, mais conhecido como acaçá branco.
Recipiente das comidas: Potes brancos de louças, pratos
Local das oferendas: Lugares muito altos, colinas, Campos abertos ou portas de Igreja
Fruta: Uvas verdes moscatel, Cajás, Frutas do Conde, peras
Símbolo de proteção: grande pano branco.
Animais de sacrifício: Ibí (Caramujo), boi pequeno, novilho, bode, cabra, carneiro, galinha e pombo sempre de cor branca. O pombo nunca deve ser sacrificado, é simplesmente oferecido e posto em liberdade, todos os animais devem ser brancos ou claro e sempre fêmea, com exceção do pombo que em alguns casos pode ser o casal. Vestes: Brancas com braceletes desenhados com búzios e opaxorô prateados tendo na sua extremidade superior uma esfera encimada por uma pomba de asas abertas.
Dia: Sexta-feira.
Saudação: Epiê ô Babá


Arquétipo dos filhos de Oxalá:

São pessoas muito tranqüilas, com tendência a calma, inclusive em momentos difíceis, são amáveis e prestativos mas nunca subservientes, de muitas atitudes, pois não se rebaixam a ninguém.

Sabem argumentar muito bem, convencendo qualquer pessoa sobre suas idéias, são perfeccionistas, limpos e organizados com suas coisas, não gosta que as pessoas mecham em suas coisas, geralmente estas pessoas aparentam mais idade do que tem, devido ao amadurecimento precoce de Oxalá, não gostam de mudanças, gostam da rotina por não ter que tomar nenhuma decisão, ou mudar seus hábitos, são reservados com seus sentimentos, são lentos em suas decisões, mas quando decide vai até o final de sua determinação.

Vivem rodeados de pessoas que o admiram e alegram-se com suas brincadeiras, seu maior defeito é a teimosia, principalmente quando tem certeza de suas convicções.

São inquietos e arredios, emocionalmente são muito inocentes e facilmente manipulados pelo sexo oposto. Precisam de companheiras que lhe digam o que fazer o tempo todo.

0 comentários:

Postar um comentário