Minha visão de Exú e Pombogira
Minha visão de Exú e de Pombogira
Exu é o orixá da comunicação. É o guardião dos caminhos, cidades, casas e do axé, das coisas que são feitas e do comportamento humano. A palavra Èsù em
yorubá significa “esfera” e, na verdade, Exu é o orixá do movimento.
Ele é quem deve receber as
oferendas em primeiro lugar a fim de assegurar que tudo corra bem e de garantir
que sua função de mensageiro entre o Orun (Céu) e o Aiye (Terra), mundo material e espiritual, seja
plenamente realizada.
Devido ao seu estilo
irreverente, brincalhão e a forma como é representado no culto africano, exú
foi confundido com o diabo erroneamente, sua ferramenta um falo humano ereto,
simbolizando a fertilidade.
De caráter irascível, ele se
satisfaz em provocar disputas e calamidades àquelas pessoas que estão em falta
com ele.
No entanto, como tudo no universo, possui de um modo geral dois lados, ou seja: positivo e negativo. Exu também funciona de forma positiva quando é
bem tratado. Daí ser Exu considerado o mais humano dos orixás, pois o seu caráter lembra o do ser
humano que é de um modo geral muito mutante em suas ações e atitudes.
A palavra elegbara
significa “aquele que é possuidor do poder (agbará)” e está ligado à figura de
Exu.
Exu praticamente não possui
ewós ou quizilas. Aceita quase tudo que lhe oferecem.
Os yorubás cultuam Exu em um
pedaço de pedra porosa chamada Yangi,objeto este que não pode faltar em
seus assentamentos, ou fazem um montículo grotescamente modelado na forma
humana com olhos, nariz e boca feita de búzios.
Dizem os itãns (Contos e
mitos) que: “Exu é capaz de carregar o óleo que comprou no mercado numa simples
peneira sem que este óleo se derrame”.
E assim é Exu, o orixá que
faz: O erro virar acerto e o acerto virar erro.
Todos os assentamentos de Exu
possuem elementos ligados às suas atividades. Atividades múltiplas que o fazem
estar em todos os lugares: a terra, pó, a poeira vinda dos lugares onde ele
atuará. Ali estão depositados como elemento de força diante dos pedidos.
Lembramos que o Orixá Exú é
cultuado diferentemente do Catiço ou seja entidade Exú, o Orixá não fala com o
encarnado verbalmente e sim apenas por IFÀ, diferentemente do Exú catiço que dá
consultas nas casas de asé.
A Energia do Orixá Exú é
masculinizada, e sim catiços, entidades vibrando na energia exú de maneira
feminina, mais não podemos chama-las de Orixá pois são entidades que prestam
conta, ao Orixá a força, a energia e a vibração de Exú de nação.
Lado esquerdo???Quer dizer
lado ruim???Não!
Lado esquerdo pois tudo que
ligamos ou que ativamos no plano espiritual e material precisamos de dois fios
o positivo e o negativo para que a luz ou a energia seja totalmente vibrada
pairando numa frequencia estavel.
Os Exús e as Pombogiras são as
entidades mais próximas a nós, por serem de uma vibração inferior a força de
Orixá, conseguem sentir melhor nossas necessidades, falar como nós, ter vontade
como nós encarnados.
Grande maioria destas
entidades, foram em vidas pessoas de vidas conturbadas, dificeis, viciados em
bebidas, drogas, viciados na noite, nos jogos e até mesmo as senhoras, moças de
vida facil, porém não podemos generalizar que todos os exús e todas as pombogiras
tiveram este tipo de vida quando encarnados, muitos foram pessoas de melicias e
diplomacias ou de vida estudada, mais por alguma vibração conturbada em suas
vidas tiveram desgostos, desamores, desafetos e cairam na bobagem de viver
viciosamente em todos os sentidos, se acovardaram com o tempo diante aos seus
problemas enfim... e ao seu desencarne escolheram então trabalhar na vibração
de Guardiões do tempo, dos caminhos, dos feitiços, das magias, no âmago mais
profundo de seus médiuns ou das pessoas do plano terrestre.
Por serem conhecedores destas
facilidades de caminhos, atuam com muita força e sem erros, são grandiosos
magos e sabedores de tudo que há no mundo espiritual e material.
A Energia Pombogira, traz
virilidade, poder, ofó (encanto), caminho, a pombogira é quem leva e quem trás
dentro do asé, seria a comunicação dentro da casa para com os sacerdotes e
sacerdotisas, ela vislumbra muito antes e visualiza com muita clareza aquilo
que esta diante de nós e não cnseguimos enxergar.
É extremamente confundida como
o orixá do sexo, errado, é o orixá que trabalha, que molda e que melhora o sexo
das pessoas, mais não vulgarmente, mais sim trazendo qualidades e melhorias a
vida afetiva, sexual, da pessoa.
Tem um jeito doce, sensual e
faceiro de lidar e consultar o povo que a procura, fala manso e calmo, dona de
um saber muito grande e de vista firme para as coisas, não se deixa enganar por
um agrado.
Alguns creem que os Exus são entidades (espíritos) que só fazem o bem, e
outros que creem que os Exus podem também ser neutros ou maus.
Exú e Pombogira não são ruins,
por serem conhecedores grandiosos do tudo e o todo, são extremamente ariscos e
ageis.
Quem é ruim é o encarnado que
pede uma maldade por ser ignorante ou por ter tido desafetos pelo mundo a fora
em sua caminhada, exú é obediente dentro daquilo que lhe esta sendo pedido, por
isso as pessoas confundem muito esta questão tão mal explorada.
Pomba giras
são entidades mensageiras dos orixás. Quando fazemos um pedido aos deuses, são
elas que “traduzem” essas mensagens.
O poder de comunicar e ligar, confere a pombagira também o oposto, a
possibilidade de desligar e comprometer qualquer comunicação. Se possibilita a
construção, também permite a destruição.
Pomba giras
habitam as encruzilhadas, cemitérios, passagens, os diferentes e vários
cruzamentos entre caminhos e rotas, é a senhora das porteiras, portas de
entradas e saídas do plano espiritual e material.
Eu diria que:
Exú(Esfera) e
Pombogira(Mensageira) é o todo que harmoniza e equilibra nosso destino.
Tudo circula e
se movimenta diante da vida e de nós e sem as palavras, a comunicação ninguém
entenderia nada diante deste mundo, eu que o diga, por ter passado essa
experiência na minha vida, perder a fala é como perder a possibilidade de escolha,
de expressão, tudo seria uma grande discórdia e bagunça.
Somos a massa
e eles a energia que revitaliza, revigora e encoraja e o espiritual em nosso
ser...
À benção de
todos!
Mametu
Monankulu
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