Cultura Bantu em Cuba

 


 

Cultura Bantu em Cuba


Palo, ou Las Reglas de Congo são designações estreitamente relacionadas às origens Bantu
s, criadas pelos escravos da África central, que foram trazidos para Cuba.

Os outros nomes associados aos diversos ramos dessa religião compreendem: Palo Monte, Palo Mayombe, Palo congo, Briyumba e Kimbisa.
Outros nomes associados com as diversas ramas desta religião incluem: Palo Monte, Palo Mayombe, Brillumba, Kimbisa.
A palavra "palo" é aplicada na religião em Cuba devido ao uso de estátuas entalhadas em madeira ou palo (pau) para construir o altar, outro significado mais próximo da religião descreve a equivalência entre a palavra "palo" com a de "árvore", sendo os locais onde habitam os espíritos na África.
Os seguidores “do “Palo” são denominados “paleros” ou Nganguleros”.
A associação é por iniciação numa "casa" ou "Templo". A estrutura organizacional segue o modelo de uma família.
A história de Palo inicia na bacia do Congo na África central, onde um grande número de escravos foi trazido para Cuba, portanto uma grande parte dos cantos litúrgicos do Palo e as invocações trazem consigo uma mistura de espanhol e Kikongo. Há outras influências que também foram introduzidas através da sua presença em vários países da América de língua espanhola.
Em meados do século XX o Palo começou a se estender para além da Comunidade cubana, indo para os Estados Unidos, Venezuela, Colômbia e Porto Rico. Gradualmente um número de membros afro-latinos foi sendo introduzido a estas tradições. A religião permanece completamente cubana em seu caráter, porém mantendo inteiramente as praticas tradicionais trazidas do Congo.
O sistema de crenças no "Palo congo" sustenta-se em dois pilares: a crença nos poderes naturais e a veneração dos espíritos dos antepassados. Os objetos naturais, especialmente as varetas (palos), são imbuídos de poderes muitas vezes infundidos por espíritos. Esses objetos são conhecidos como "nganga" são o foco central dos ritos mágicos do Palo e de sua prática religiosa. Um número de espíritos chamados "Mpungu" vive dentro dos Nkisis (a medicina Sagrada). Os Mpungus bem conhecidos tanto pelo são nome quanto pelo ritual sendo venerados como deuses. São entidades poderosas, mas hierarquicamente abaixo do Deus Zambi, o alto, ou Nzambi.
A adoração e prática do Palo concentram-se sobre um altar ou recipiente conhecido como Nganga ou Prenda. É um espaço cheio de terra sagrada, paus e outros objetos. Cada prenda é dedicada a um espírito (Nkisi) específico. Este espaço religioso isso também é habitado por um morto ou espírito de um morto (em casos raros, é o ancestral direto do proprietário do objeto), que atua como um guia para todas as atividades religiosas que se relacionam com os Ngangas. Os métodos de adivinhação usados no Palo são vários. Um deles, conhecido por Chamalongo utiliza conchas ou discos de vários materiais, frequentemente cascas de coco. Um método mais tradicional, chamado Vititi Mensu de adivinhação utiliza o chifre de um animal santificado coberto por um espelho.
Fonte:
http://claudio-zeiger.blogspot.com.br/2012/04/palo-monte.htm 

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