Cultura Bantu em Cuba
Cultura Bantu em Cuba
Palo, ou Las Reglas de Congo são designações
estreitamente relacionadas às origens Bantu
s, criadas pelos escravos da África
central, que foram trazidos para Cuba.
Os outros nomes associados aos diversos ramos
dessa religião compreendem: Palo Monte, Palo Mayombe, Palo congo, Briyumba e
Kimbisa.
Outros nomes associados com as diversas ramas
desta religião incluem: Palo Monte, Palo Mayombe, Brillumba, Kimbisa.
A palavra "palo" é aplicada na
religião em Cuba devido ao uso de estátuas entalhadas em madeira ou palo (pau)
para construir o altar, outro significado mais próximo da religião descreve a
equivalência entre a palavra "palo" com a de "árvore",
sendo os locais onde habitam os espíritos na África.
Os seguidores “do “Palo” são denominados
“paleros” ou Nganguleros”.
A associação é por iniciação numa
"casa" ou "Templo". A estrutura organizacional segue o
modelo de uma família.
A história de Palo inicia na bacia do Congo na
África central, onde um grande número de escravos foi trazido para Cuba,
portanto uma grande parte dos cantos litúrgicos do Palo e as invocações trazem
consigo uma mistura de espanhol e Kikongo. Há outras influências que também
foram introduzidas através da sua presença em vários países da América de
língua espanhola.
Em meados do século XX o Palo começou a se
estender para além da Comunidade cubana, indo para os Estados Unidos,
Venezuela, Colômbia e Porto Rico. Gradualmente um número de membros
afro-latinos foi sendo introduzido a estas tradições. A religião permanece
completamente cubana em seu caráter, porém mantendo inteiramente as praticas
tradicionais trazidas do Congo.
O sistema de crenças no "Palo congo"
sustenta-se em dois pilares: a crença nos poderes naturais e a veneração dos
espíritos dos antepassados. Os objetos naturais, especialmente as varetas
(palos), são imbuídos de poderes muitas vezes infundidos por espíritos. Esses
objetos são conhecidos como "nganga" são o foco central dos ritos
mágicos do Palo e de sua prática religiosa. Um número de espíritos chamados
"Mpungu" vive dentro dos Nkisis (a medicina Sagrada). Os Mpungus bem
conhecidos tanto pelo são nome quanto pelo ritual sendo venerados como deuses.
São entidades poderosas, mas hierarquicamente abaixo do Deus Zambi, o alto, ou
Nzambi.
A adoração e prática do Palo concentram-se sobre
um altar ou recipiente conhecido como Nganga ou Prenda. É um espaço cheio de
terra sagrada, paus e outros objetos. Cada prenda é dedicada a um espírito
(Nkisi) específico. Este espaço religioso isso também é habitado por um morto
ou espírito de um morto (em casos raros, é o ancestral direto do proprietário
do objeto), que atua como um guia para todas as atividades religiosas que se
relacionam com os Ngangas. Os métodos de adivinhação usados no Palo são vários.
Um deles, conhecido por Chamalongo utiliza conchas ou discos de vários
materiais, frequentemente cascas de coco. Um método mais tradicional, chamado
Vititi Mensu de adivinhação utiliza o chifre de um animal santificado coberto
por um espelho.
Fonte:
http://claudio-zeiger.blogspot.com.br/2012/04/palo-monte.htm
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