domingo, março 16, 2014

A Quaresma

 
 
A QUARESMA...
A Quaresma é oriunda da religião Católica, que estendeu-se pelas demais religiões com exceção das Igrejas evangélicas.

Sendo que para a Igreja Católica, a Quaresma representa o renascimento e a volta de Cristo, já para o Candomblé a Quaresma tem um significado completamente diferente, onde o povo yorubá criou Oròs (Rezas) para respeita-la, uma vez que a que a religião foi cultuada principalmente por negros escravos que eram obrigados a serem católicos, dando início a ritualistica dos sincretismos entre Orixás e Santos católicos para que não fossem perturbados em seus feitos e Ritualisticas de origem africana.

Antigamente quando chegava a Quaresma, o povo do asé parava.
Deixavam as funções da casa de lado e preparavam um grande festejo chamado "Olorogún", onde cada um dos filhos de asé celebravam a fartura com a comida do seu Orixá, usavam suas vestimentas em homenagem e reverencia aos "Deuses".

Por fim, todos saiam dançando os toques de fundamento de cada Orixá e no final todos dançavam juntos o Adarrum (Toque de atabaques em ritmo rápido e contínuo, no candomblé, e que pode ser executado na invocação de orixás, ou em outras ocasiões, por vezes acompanhado de um canto (p.ex., para Ogum)).

Depois desta celebração, os Orixas só voltavam no Sábado de Aleluia.

Era uma festa linda, onde Ogum, orixá das batalhas e vencedor de guerras, trazia em suas mãos um cesto de pães, ofertando à todos os presentes em sinônimo de bençãos, vitória e fartura, na batalha que havia vencido contra os Eguns, junto a Iansã que os amarrou.

A semana santa representa para o Candomblé a criação do mundo. Por este motivo os candomblecistas devem vestir o branco nessa semana, principalmente na sexta-feira santa.

A Sexta-Feira santa, representa o dia em que os Orixás desceram do Òrún para conhecerem a grande criação de Olorun,executada por Òdúdùwà o Ayê ( A Terra).

Devemos respeitar a semana santa, não pelo que ela representa para a Igreja Católica, mas sim pelo ela representa para nós, "povo do santo".

Especialmente nesta semana, usem o branco, se não podem usar a semana toda coloque-o na sexta-feira, pedindo por paz, nesta nova fase que se inicia.

Oferençam canjicas, pão, acaçás á Oxalá pedindo paz para o Ayê.

Na Quarentena ou Quaresma, é indicado ao povo do santo ou aos demais que são adeptos dos costumes e cultura afro-religiosa, usarem o Contra-Egún para proteção e para manter o corpo fechado de energias pesadas, carregadas e maléficas dos Kiumbas, os ajès (Sujeiras) e que desta forma, serão impedidos, a Quaresma é pesada pois Iansã, mãe dos está em guerra e não pode prende-los e encaminha-los.

Façam seus preceitos, tomem seus cuidados e usem suas proteções!
Muito Asé

Mãezinha!

0 comentários:

Postar um comentário