sexta-feira, fevereiro 04, 2011

Arquétipos e Personalidades dos filhos de Orixá

EXÚ

Os filhos de Bará/Exú possuem um caráter imprevisível, ora são bravos, intrigantes e ficam muito contrariados; ora são pessoas inteligentes e compreensivas com os problemas dos outros. Não aceitam derrotas, são melindrosos, de temperamento difícil. Se você tiver desentendimento com alguém filho de Exú, aguarde que haverá retorno



Seus filhos precisam estar sempre em atividade para poderem liberar toda a energia que possuem. Possuem muita tendência à espiritualidade; são fiéis fervorosos que esbanjam muita fé...

OGUM

Os filhos de Ogun possuem um temperamento um tanto violento, são impulsivos, briguentos e custam a perdoar as ofensas dos outros. Não são muito exigentes na comida, no vestir, nem tão pouco da moradia. Com raras exceções são amigos, porém estão sempre envolvidos com demandas, são mestres do "atirar verde para colher maduro", às vezes muito desconfiados. Despertam sempre interesse nas mulheres, tem seguidos relacionamentos sexuais, mas não tendem a ser fiéis. Possuem uma energia física muito grande, raramente adoecem, seu lema principal é vencer na vida, não importando qual tipo de trabalho ou esforço para conseguir seus ideais.



OXOSSI

Solitários, no trabalho exigem silêncio e concentração. Observadores e joviais, ágeis e espertos, estão sempre atentos. Seus objetivos estão em primeiro lugar, são lideres e independentes ao mesmo tempo em que são pacientes com as pessoas, são rápidos e espontâneos nas ações.

Comunicativos e ordeiros, amantes e sonhadores, no fundo são pessoas românticas e vaidosas, que passam por esnobes e exibicionistas e que necessitam do convívio social para exercitar suas qualidades de liderança.

OSSAIM

O arquétipo de ossain é o das pessoas de caráter bom, capaz de controlar seus sentimentos e emoções, defensor da natureza, porém sem julgar ou condenar. as simpatias e antipatias, jamais intervém em suas decisões ou influenciam em suas opiniões,são inconstantes, querem fazer muitas coisas ao mesmo tempo e não saem do lugar, sentem muitas dúvidas, são ótimos conhecedores de folhas.

OXUMARÊ

São persistentes e pacientes, não medindo esforços para atingirem seus objetivos. São generosos ou avaros, conforme a situação econômica em que se encontram. Agitados e observadores, procuram constantemente o equilíbrio e a harmonia. Suas grandes forças são a eloqüência e a inteligência, armas que usam com muita habilidade em situação de ataque ou defesa.

OBALUAÊ

Nunca estão totalmente satisfeitos, sempre querem mais...Mesmo quando acham que tudo está contra eles, persistem em seus propósitos. Para os filhos de Obaluaê importam os fins, não os meios. Aparentemente fortes, são na verdade frágeis e volúveis e, se sujeitam a rígidas disciplinas e regras morais.

LOGUN EDÉ

Inconstantes e indecisos, refletem o caráter dualístico da divindade. Encontram dificuldade em situações onde é preciso se definir. por isso, além de carinhosos, amorosos e sensuais, são alternadamente, frios e calculistas. Bonitos, orgulhosos e vaidosos; são ao mesmo tempo reservados e um pouco calados. Ciumentos e um tanto solitários e discretos ; são ao mesmo tempo pessoas atraentes e sedutoras.

XANGÔ

Eloqüentes, sociáveis e bons ouvintes. Mas gostam sempre de dar a última palavra, mostrando que também são autoritários. Contraditórios, são aristocráticos e libertinos; infiéis em seus relacionamentos, mas conseguem estabelecer amizades duradouras. Volúveis, esquecem rapidamente as paixões passadas. Estão sempre envolvidos em novas aventuras. E a paixão atual é sempre a maior, a única, a verdadeira...

OXALUFÃ

Os filhos deste orixá são pessoas calmas e dignas de confiança. São dotados de grande sabedoria, pois estão sempre buscando os significados de tudo o que ocorre ao seu redor, não cansam de estudar e buscar o conhecimento.

Os filhos de Oxalufan (velho) possuem tendência a serem preguiçosos. O trabalho braçal não os atraí, preferem buscar lugares onde possam colocar as suas idéias e projetos em atividade. Extremamente responsáveis, são ótimos projetistas e organizadores. Seus principais defeitos são: preguiça, teimosia e lentidão. Por serem calmos, nunca se deve abusar da paciência, pois quando acaba...

OXAGUIÃ

Os filhos de Oxaguian (novo) já são mais ativos, guerreiros, alegres e trabalhadores. São incanssãveis em seus ofícios e projetos, possuem também tendências ao estresse por se darem demais as suas funcões.

Responsáveis como ninguém. assim como oxalufan(velho) também são teimosos orgulhosos e inteligentes.
São os famosos senhores do tudo ou nada. Ou dá certo ou não. Seja nos negócios no amor e nas amizades.


 
OYÁ/ IANSÃ

Gosta de objetos de adornos, principalmente as bijuterias e o cobre. Pessoa extrovertida, franca, amante da natureza.
Revela ambição e temperamento forte. São guerreiras e comunicativas. Maníacas por viagens; honestas com modos seguros, deixando os outros em desvantagem. Em geral, são pessoas alegres, audaciosas, intrigantes, autoritárias, sensuais, e depreendidas. Quando negativas, tentem a ter depressão, inquietude e ciúmes em excesso.


EWÁ

Os regidos por Ewá são pessoas extremamente alegres, adoram cantar, dançar e aproveitar no máximo tudo que a vida pode lhes oferecer de bom. São pessoas generosas e bondosas, adoram novidades, são criativas. Porém um pouco volúveis e facilmente mudam de opinião e pensamentos, principalmente com um assunto novo em sua vida. São pessoas que estão sempre modificando as coisa e situações, pois detestam rotina. Além disso, são geralmente pessoas dotadas de muita beleza, externa e interna.



OBÁ

São pessoas envolventes, sedutoras, de temperamento forte, agressivas e objetivas, com tendencia a exigir reconhecimento em tudo que fazem, ciumentas, possessivas e com tendencia a fragilidades na vida afetiva, sempre passada para trás devido as exigencias que faz para com o parceiro(a).

YEMANJÁ

São autoritários e persistentes em relação aos filhos, são preocupados, responsáveis e decididos. São amigos e protetores e chegam às vezes, quando mulheres, a se comportarem como super mães. São agressivos e até traiçoeiros, quando a segurança dos filhos e da família está em jogo;'são faladores, não gostam da solidão.

OXUM

São pessoas graciosas e elegantes, com paixão pelas jóias, perfumes e vestimentas caras. São o símbolo do charme e da beleza. Voluptuosos e sensuais. Sob a aparência graciosa e sedutora, escondem uma vontade muito forte e um grande desejo de ascensão social.




NANÃ BURUQUÊ

São conservadores e presos aos padrões convencionais estabelecidos pelos homens. Calmos, às vezes mudam rapidamente de comportamento, tornando-se guerreiros e agressivos; quando então, podem ser perigosos, o que assusta as pessoas. Levam seu ponto de vista ás últimas conseqüências. Quando mães são apegadas aos filhos e muito protetoras. São ciumentas e possessivas. Exigem atenção e respeito, são pouco alegres e não gostam de muitas brincadeiras.

São majestosos e seguros nas ações e procuram sempre o caminho da sabedoria e da justiça.

 Asé




0 comentários:

Postar um comentário