sexta-feira, fevereiro 04, 2011

Quizilas

    
A quizila é uma forma de reação negativa que atinge as pessoas, quer seja fisicamente, causando algum mal estar, ou, na vida pessoal gerando algum "atrapalho" ou perda; e, acontece quando comemos ou fazemos algo que não devemos; todos os orixás tem suas quizilas, e como filhos devemos respeitá-las, por exemplo: não devemos comer determinadas comidas, que são oferecidas aos orixás, pelo fato que, quando oferecemos à eles esta comida, eles "transformam" as energias daquela comida, em energia positiva para nós, das quais estamos precisando constantemente, portanto é comida do orixá, não nossa.
A quizila, em alguns casos, é como se fosse uma "alergia" natural, que comemos alguma coisa, e imediatamente temos uma reação alérgica, porém a mais perigosa é aquela que não sentimos de imediato alguma reação, o que erradamente leva alguns filhos de santo, usarem, um sistema, Ah! Eu comi, não fez mal, não terá problema, aí é que se enganam, pois a reação virá quando menos esperam, atingindo de alguma outra forma.
Os iniciados sabem o que devem respeitar, se não o fazem é por serem descomprendidos, evidente que há casos de desconhecimento, por uma má iniciação, e muito mais valor terá, se gostarmos daquilo que não podemos, pois é muito fácil se evitar, o que não gostamos. As proibições mais comuns, são com relação a determinadas comidas, temperos, folhas, bebidas, cores...



É tudo aquilo que o nosso anjo da guarda rejeita, por qualquer motivo peculiar, que por vezes desconhecemos. Existem as quizilas da própria Nação e as de cada Orixá. As principais delas são:


OXALÁ:


dendê / vinho de palma / cachaça /


roupa escura / lâminas / cor vermelha


IEMANJA:


sapo / poeira.


OGUM:


quiabo


IANSÃ:


abóbora / rato / lagartixa.


XANGÔ:


doenças / cemitérios / caranguejo.


OXUM:


barata / abacaxi.


OXOSSI:


mel / ovo / cabeça dos bichos


NANÃ BURUQUÊ:


facas / lâminas / espadas / multidões


OBALUAIÊ


sapo / muita claridade


POMBA-GIRA:


leite / sal / alimentos de cor branca


EXU:


leite / sal / alimentos de cor branca

5 comentários:

Unknown disse...

Eu sou filha de Iansã com Xangô, e uma entidade falou que eu não podia ter o cabelo vermelho, seria por causa dos meus pais de cabeça?

Unknown disse...

Me falaram. Mesma coisa

Unknown disse...

Sou de iansa tenho medo de lagartixa

Unknown disse...

Sou filha de oya tenho pavor de largatixa

Bruna disse...

Tô chocada!!!
Ouvi em um vídeo do YouTube e vim conferir sobre o de Iansã, pq eu tenho horror de rato. E eu tenho pesadelo se vejo algum, até em filme, sem motivo nenhum... agora faz muito sentido! Kkkkkkk eparrey

Postar um comentário