sexta-feira, fevereiro 04, 2011

Quizilas

    
A quizila é uma forma de reação negativa que atinge as pessoas, quer seja fisicamente, causando algum mal estar, ou, na vida pessoal gerando algum "atrapalho" ou perda; e, acontece quando comemos ou fazemos algo que não devemos; todos os orixás tem suas quizilas, e como filhos devemos respeitá-las, por exemplo: não devemos comer determinadas comidas, que são oferecidas aos orixás, pelo fato que, quando oferecemos à eles esta comida, eles "transformam" as energias daquela comida, em energia positiva para nós, das quais estamos precisando constantemente, portanto é comida do orixá, não nossa.
A quizila, em alguns casos, é como se fosse uma "alergia" natural, que comemos alguma coisa, e imediatamente temos uma reação alérgica, porém a mais perigosa é aquela que não sentimos de imediato alguma reação, o que erradamente leva alguns filhos de santo, usarem, um sistema, Ah! Eu comi, não fez mal, não terá problema, aí é que se enganam, pois a reação virá quando menos esperam, atingindo de alguma outra forma.
Os iniciados sabem o que devem respeitar, se não o fazem é por serem descomprendidos, evidente que há casos de desconhecimento, por uma má iniciação, e muito mais valor terá, se gostarmos daquilo que não podemos, pois é muito fácil se evitar, o que não gostamos. As proibições mais comuns, são com relação a determinadas comidas, temperos, folhas, bebidas, cores...



É tudo aquilo que o nosso anjo da guarda rejeita, por qualquer motivo peculiar, que por vezes desconhecemos. Existem as quizilas da própria Nação e as de cada Orixá. As principais delas são:


OXALÁ:


dendê / vinho de palma / cachaça /


roupa escura / lâminas / cor vermelha


IEMANJA:


sapo / poeira.


OGUM:


quiabo


IANSÃ:


abóbora / rato / lagartixa.


XANGÔ:


doenças / cemitérios / caranguejo.


OXUM:


barata / abacaxi.


OXOSSI:


mel / ovo / cabeça dos bichos


NANÃ BURUQUÊ:


facas / lâminas / espadas / multidões


OBALUAIÊ


sapo / muita claridade


POMBA-GIRA:


leite / sal / alimentos de cor branca


EXU:


leite / sal / alimentos de cor branca

1 comentários:

Fran Lima disse...

Eu sou filha de Iansã com Xangô, e uma entidade falou que eu não podia ter o cabelo vermelho, seria por causa dos meus pais de cabeça?

Postar um comentário