sexta-feira, fevereiro 04, 2011

BATER PAÔ

Paó (3 palmas lentas)


O Paó (pronuncia = paô) é um gesto que serve como sinal de que se é preciso comunicar alguma coisa, mas não se pode falar. Isso ocorre muito no candomblé quando as iniciandas estão no roncó e não podem falar, daí batem com as palmas das mãos tentando dizer algo, se comunicar por algum motivo. É usado também como saudação para orixá, e, é diferente de orixá para orixá.

É uma palavra em yorubá que significa: "pa" = juntar uma coisa com outra; "o" = para cumprimentar... Essa palavra é uma contração de ìpatewó que significa aplauso.


O paó bate-se 3 vezes assim...

3 + 7 vezes

Intervalo

3 + 7 vezes

Intervalo

3 + 7 vezes

E depois a saudação, por exemplo:
“Laroye Exu ...”

2 comentários:

DUDA SHOW disse...

Olá Srª. Renata de Iansâ, meus respeitos !!!
A Srª postou acima, a sequência de vezes repetidas no ''paó''. Se possível, gostaria que a Srª pudesse também esclarecer, qual o significado desta sequência e, se possível também, como é que uma Umbanda toca Angola, se uma coisa é tão distinta da outra. Desde já agradeço a atenção.
Maria Eduarda

Unknown disse...

O paò por exemplo que se bate para um orixa e o mesmo pra outro na umbanda o unico pao diferente é o de exu para os demais orixas td igual. Quero bater paô pra yansa essa sequencia serve 3 de 7?

Postar um comentário