terça-feira, janeiro 25, 2011

Para o conhecimento...

NOTAS IMPORTANTES: 


- O verdadeiro DEBURU é feito com milho vermelho ( de galinha ).

- Todos os animais são cortados pelas juntas.

- SÀNGÓ sò come quente.

- Todas as obrigações leva flores, frutas e doces.

- Todos os Òrìsás comem comem ACARAJÉ

- O ACARAJÉ para ÒSUN ÒPARÀ é feito no azeite doce.

- O ÌGBÍN tem que ser calçado com frango.

- AYRÀ é um ÒRÌSÁ e não uma qualidade de SÀNGÓ.

- ÒNIRA é um ÒRÌSÁ e não uma qualidade de OYA.

- Tudo para o santo tem que ser lavado no ABÓ.

- A gamela para SÀNGÓ é redonda, e para AYRÀ é oval.

- ÀIYÉ é a terra em que vivemos.

- ÒRUN é o "céu ".

- IMONLÈ = espíritos.

- ÀSE = poder.

-ÈÈWÒ = proibição ( kizila ).

- OLÓÒRUN - uma das denominações de OLODUMARÈ, o Deus Supremo.

- ÒSÓÒSÍ não leva mel de abelhas.


- ÒÒSÀÀLÀ e AYRÀ não levam sal nem azeite de dendê.

- A cabeça do animal leva a boca / bico. Irá relatar no ÒRUN as nossas necessidades e os nossos pedidos;

- Os pés dos animais são para caminhar ( dar caminho ao ODU );

- Os olhos devem ser cobertos na hora do sacrifício, para que não levem a nossa imágem;

- As penas do peito é para nossa proteção;

- As penas são para voar, no sentido de transpormos nossas dificuldades na vida;

- A cauda é para nos dar o leme, o equilíbrio, a direção na vida;

- O sacrifício do pombo é para dotar-nos da habilidade de voar por sobre os perigos;

- Já o sacrifício do peixe é para amenizar os sofrimentos. Na hora do sacrifício pedir sorte, fartura e prosperidade;

- Ao sacrificar o ÌGBÍN, pedir paz, harmonia e afastamento dos perigos;

- O OBI representa a interrelação de amizade, o pacto de comunidade entre o IYAÓ, o zelador e o ÒRÌSÀ. Ele significa a vida;

- O DENDÊ suavisa a ira das divindades;

- O ATAREM serve para dar força;

- Oferendas: Após a de ÈSÙ, a primeira será para ÒGÚN, mesmo que o IYAÓ não seja seu filho.

0 comentários:

Postar um comentário